Reconhecendo e fortalecendo vínculos e potências de cada criança
A educação não é um campo fechado! Ela é um ponto de conectividade: de saberes, de culturas, de experiências … À partir desta transdisciplinaridade, damos sentidos e significados plurais ao nosso estilo de vida e utilização do conhecimento ao benefício da sociedade.
Fazendo uma breve associação a nossa biologia, nossos neurônios encontram pontos de comunicação e interseção através das sinapses, criando novas memórias. As informações que são produzidas neste círculo/circuito não são fechadas ou estáticas; entrelaçam-se, neste ponto, ao próximo conceito: vínculos. Que consiste na intencionalidade de experiências enriquecedoras e positivas para a formação humana.
As pessoas necessitam diretamente de outras para a sua sobrevivência e descoberta da sua essência. Quando trazemos o foco para a infância, a qualidade das nossas relações são estruturantes para a formação do caráter e personalidade.
As condições culturais, sociais e econômicas impactam no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. O que seriam das mesmas se encontrassem uma rede de apoio de estímulos de todas as suas potencialidades? O que seriam das mesmas se encontrassem pais e professores que estimulam o seu melhor potencial através do “olhar” e “caminhar” até a construção do SER autônomo e livre para escolher o que é melhor para si e comunidade através do ensino explícito?
Desde cedo, vamos reconhecer e fortalecer vínculos e potências de cada criança!